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Já é comprovado que praticar atividade física durante essa fase da vida da mulher oferece diversos benefícios e principalmente em relação com um parto saudável.

Dito isso, o método Pilates é uma excelente escolha para as futuras mamães, pois sua pratica trabalha tanto com o fortalecimento, como o alongamento, além de utilizar a respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo.

Falando em respiração, as técnicas para respirar de maneira correta são essenciais para as gestantes, pois ensinam uma lenta inspiração e expiração que ajuda a acalmar a mãe durante as contrações ajudando a aliviar as dores.

O método não precisa de muitos ajustes para atender à gestante, você só precisa priorizar exercícios que trabalham o assoalho pélvico, região que merece atenção por suportar todo o peso do bebê e por ser o centro do parto.

Outra dica é investir em exercícios voltados para as costas e o quadril, que são focos comuns de dor ou incômodo durante o período gravidez.

É importante lembrar da importância de que os exercícios sejam adaptados para cada trimestre, condição física de cada mulher, e executados de forma lenta e controlada. Ou seja, respeita a individualidade de cada uma, o que faz com que o método se torne ainda mais seguro.

 

Vamos aos principais benefícios que a prática de Pilates durante a gestação pode oferecer:

• Estabilização da coluna lombar, diminuindo as dores;
• Fortalecimento de assoalho pélvico;
• Ajuda a manter uma boa postura e consequentemente fortalece o cinturão abdominal, contribui e da força aos músculos mais profundos como o transverso e o psoas.
• Redução das dores gerais em todo o corpo, isso porque regularmente as mulheres no período de gestação sofrem com dores nas costas e isso acontece por conta do sobrepeso.
• Melhora na qualidade do sono, o que consequentemente aumenta a energia diária.
• Ao fortalecer os músculos pélvicos, o parto em si, é facilitado pois a futura mamãe aprende a controlar a zona pélvica.
• Aumento da resistência física, alcançando maior agilidade e controle do peso, que se ganha devido a situação.
• Aprende-se a respirar melhor, de maneira profunda e controlada.
• A prática de qualquer exercício melhora a circulação sanguínea, mas especialmente o Pilates se cria uma ‘irrigação’ de sangue balanceado e equilibrado por todo o corpo ao praticar as diversas posições.
• Bom-humor! Fazer exercícios de Pilates como os alongamentos e movimentos de relaxamento faram com que a mulher fique relaxada e aliviada sem chegar a se exercitar exaustivamente e por tanto se sentir mais feliz.
• A convivência com outras mulheres grávidas. Existem aulas grupais de Pilates para gestantes, isto é maravilhoso para elas já que elas podem se comparar com a vida de outras gestantes. Isto a faz se sentir bem acompanhadas e mais seguras.
• A pratica de Pilates na gravidez com os fabulosos exercícios, lhe proporcionará uma rápida recuperação pós-natal e consequentemente chegar no seu corpo antes da gravidez em menos tempo.