(15) 3211-2393

Quem já praticou pilates ao menos uma vez concorda: a prática faz muito bem tanto para o corpo quanto para a mente. 

Benefícios do Método Pilates

1 – Consciência corporal

HD1A757O pilates trabalha a respiração, preocupa-se com a postura correta das costas, com o alinhamento pélvico, a concentração e promove movimentos que fluem em sintonia com o corpo. Assim, você realmente aprende a controlar seu movimentos e desenvolve a consciência corporal que lhe dá a sensação de controle sobre o corpo, além de reduzir o estresse.

2 – Fortalece o tronco

O tronco é a parte central do nosso corpo e o pilates é um das melhores formas de fortalecer os músculos que o compõem. Os exercícios da prática fortalecem o abdome, os músculos mais próximos da coluna vertebral e da parte superior e inferior das costas. Assim, além de tratar dores nas costas e evitar o surgimento delas, praticar pilates também é uma boa forma de tonificar esta parte do corpo.

3 – Melhora a concentração

O pilates é uma prática que exige foco em três aspectos: na respiração, no corpo e em como eles se harmonizam. Dessa forma, você precisa estar sempre 100% presente durante a prática, prestando atenção nos movimentos e esquecendo tudo que não faz parte do momento presente. Assim, o pilates também é uma forma de exercitar a concentração, trabalhar a ansiedade e aprender a dar ênfase ao agora.

4 – Aumenta a flexibilidade

HD1A0782Muitos usam a falta de flexibilidade como uma desculpa para não praticar pilates. No entanto, o ganho de flexibilidade é, na verdade, um dos muitos benefícios da prática. No início, pode ser que ocorra dificuldades para fazer todos os movimentos com perfeição, mas em pouco tempo de prática é possível perceber o aumento do alcance dos músculos, evitar lesões e executar os movimentos com mais facilidade.

5 – Condicionamento físico

O pilates é um exercício completo que promove a melhora do condicionamento físico do corpo como um todo – não só de alguns membros. No pilates, todos os músculos são trabalhados de forma que nenhum fique muito mais fraco do que o outro, o que é excelente para prevenir lesões e proporciona um resultado estético bastante equilibrado.

6 – Baixo impacto

HD1A0790O pilates é uma prática em que a maioria dos exercícios é de baixo impacto, o que significa que pode ser praticado por quem já sofreu lesões musculares, ósseas ou tem problemas nas articulações – é claro que sempre seguindo recomendações médicas. No entanto, não é raro que a prática de pilates seja recomendada no tratamento de lesões e em programas de fisioterapêutica. Os exercícios baseados em movimentos leves e contínuos focam mais na execução do que na intensidade e na quantidade de repetições, o que ajuda a fortalecer os músculos e impede o agravamento de contusões.

7 – Combate o estresse

Considerando que o pilates é um exercício que propõe a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito, ele se torna uma excelente forma de combater o estresse e os problemas do dia a dia. A liberação da endorfina, a concentração no momento do exercício, a regulação da respiração são alguns dos fatores do pilates que proporcionam alívio e redução do estresse.

Agende sua aula experimental - Fale Conosco