(15) 3211-2393

A ATM (Articulação Temporomandibular) está localizada à frente das orelhas e liga o maxilar inferior (mandíbula) ao osso temporal do crânio. Esta articulação é importante para realizarmos várias ações, como mastigar, falar, engolir e bocejar. 

As Disfunções da ATM (DTMs) são um grupo de condições que afetam o funcionamento das estruturas envolvidas nesta articulação (como os músculos mastigatórios, cápsula e disco articulares), causam muita dor e apresentam grande impacto na qualidade de vida das pessoas. Podendo ter relação com estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

Alguns dos sintomas mais comuns das ATMs são:
• Dor na região da face, dores de cabeça e pescoço, zumbido no ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
• Dificuldade para abrir muito a boca (mandíbula que "fica presa", trava ou sai do lugar);
• Dor e Dificuldade para mastigar alimentos duros;
• Ruídos na ATM ao abrir ou fechar a boca;
• Fadiga e dor nos músculos mastigatórios.

O tratamento fisioterapeutico da ATM tem como objetivos: Aliviar as dores; Auxiliar no controle da inflamação; Equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório; Reestabelecer as funções musculares e a amplitude articular; Favorecer uma melhor relação côndilo-disco; Desativar nódulos de tensão (pontos-gatilho); Promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; Prevenir o aparecimento de outros sinais e sintomas; Proporcionar uma melhora significativa na sua qualidade de vida.