(15) 3211-2393

6

 Podoposturologia é a ciência que estuda a influência dos pés sobre as alterações funcionais e posturais do nosso corpo. Hoje sabemos que através de alterações de pisadas podemos comprometer diversas articulações, pré-dispondo essas regiões a quadros álgicos (dores) e processos inflamatórios. A pisada pode influenciar nos casos de dores nas articulações do joelho, quadril, coluna lombar, cervical e torácica. Através das PALMILHAS POSTURAIS, é possível auxiliar no tratamento de diversas patologias e, assim, contribuir para uma melhora mais rápida e eficaz.                                  

Compare as imagens

Os pés são a base do equilíbrio estático e dinâmico. A região plantar possui uma variedade de neurosensores que são sensíveis as variações de deformação da ordem de 5 microns a 1 grama de pressão. As informações decorrentes destes neurosensores são instantaneamente transmitidas ao sistema nervoso central. São comparadas às estimulações dos olhos, do labirinto, da oclusão e da propriocepção. Em resposta a estes estímulos, o sistema nervoso central regula a tensão dos músculos posturais e regula as oscilações do corpo por intermédio dos músculos extrínsecos e intrínsecos dos pés.

Para produzir os estímulos na região plantar, foram desenvolvidas peças denominadas de elementos, barras, cunhas ou calços, que quando indicados desencadeiam as correções de algumas variáveis posturais. Estas peças possuem uma espessura que varia entre 1 a 3 mm de espessura. São fixadas nas palmilhas e ficam em contato com o pé. Variam de tipo, espessura e densidade. São determinadas por uma avaliação postural.

As peças corretivas são colocadas na palmilha proprioceptiva ou postural e têm como objetivo:
• Diminuir os desequilíbrios tônicos,
• Buscar as simetrias,
• Reduzir as disfunções nas informações que perturbam o equilíbrio e a postura.

Para que você faça o uso das palmilhas posturais é necessário passar por uma consulta com um fisioterapeuta especializado em Podoposturologia.