(15) 3211-2393

Artrose, ou Osteoartrose, é um processo degenerativo (desgaste) do revestimento ósseo (cartilagem) dentro de uma articulação qualquer (joelho, tornozelo, quadril, punho, etc).

Quando falamos especificamente da articulação do tornozelo, estamos falando de uma região onde a artrose não é tão comum quanto em outras regiões, como o joelho ou quadril. Isso ocorre pelo fato de a cartilagem que reveste o tornozelo apresentar uma resistência muito maior do que as demais. Assim, a artrose primária do tornozelo é relativamente rara. Normalmente, os pacientes desenvolvem artrose no tornozelo como consequência de fraturas, lesões ligamentares graves ou doenças inflamatórias (reumatismos). Apesar de menos frequente, a artrose de tornozelo é uma situação bastante incapacitante pois a dor costuma ser intensa e muito limitante para as atividades diárias.

Geralmente a dor é o sintoma de apresentação inicial. A dor na maioria dos casos é bem localizada, em torno da articulação do tornozelo, na profundidade da articulação.  A dor e o inchaço pode ter uma relação direta com atividade prolongada ou de alto impacto.