(15) 3211-2393

baripodometria 45545

Conheça a Baropodometria

O Exame de  Baropodometria é conhecido  também como Teste da Pisada. É  um teste que usa alta tecnologia. Uma plataforma que possui  milhares de micro sensores de pressão que avalia a distribuição do peso do seu corpo em cada pé e relata quais são os pontos de maior sobrecarga nas plantas do pés.


Esses dados são passados para o computador que gera uma imagem completa e colorida da sua pisada, o que permite diagnosticar com exatidão se algo está errado com seu tipo de pé, pisada e postura, fatores preponderantes caso haja algo em desarmonia para o aparecimento de patologias ortopédicas.

baro 36

De forma estática e dinâmica este exame permite avaliar o seu tipo de pé e a distribuição de cargas corporais, angulações e rotações de joelhos, quadris  e coluna vertebral.  Muitas patologias como desgastes (artroses) , hérnias de disco, tendinites, fascites, esporão, desvio de coluna (escoliose)  podem ter sua origem no erro de pisada e o mal alinhamento corporal e postural que ela gera.A partir destes dados e informações é possível realizar a montagem de Palmilhas, que podem ser POSTURAL corrigindo alterações posturais, estruturais, melhorando dores e disfunções) ou ESPORTIVA (direcionada a atletas, visando maior conforto, redução de lesões e desempenho durante a atividade Física.

diabetic foot pressure smart insole measure foot pressure

Objetivo do Exame 

• Diagnosticar o seu tipo de pisada e postura  de forma ESTÁTICA e DINÂMICA, direcionando a confecção de uma palmilha postural sob medida.

•  Auxilia na  prescrição  correta de exercícios corretivos e preventivos

• Identifica o calçado correto para o seu tipo de pisada, já que fornece dados totalmente individualizados e extremamente confiáveis, favorecendo um resultado mais positivo e eficaz.

• A baropodometria serve para quantificar e avaliar com maior precisão o tipo de pisada e as alterações que as doenças que envolvem os pés causam na marcha do paciente.

• Tipo de Pisada:  Avaliação da pisada neutra, pisada pronada (pé chato, pé plano) ou pisada supinada (pé cavo, pé alto).

• Calosidades:  Determina as áreas de maior pressão e correlaciona com possíveis calosidades plantares.

• Dor plantar:  Avaliação de metatarsalgias (dor na porção plantar e frontal do pé).

• Áreas de risco (Diabetes):  Ótimo exame para mapear as áreas de maior pressão na planta do pé, prevenindo lesões pela perda da sensibilidade, que coloca em risco o aparecimento de úlceras de pressão e feridas em pacientes diabéticos.

• Alterações Anatômicas:  Avaliação de traumas, amputações e deformidades congênitas do pé que causam transtornos por alterações do apoio e da marcha..

• Avaliação de Tratamentos:  Permite comparar o processo evolutivo de um tratamento ortopédico, cirúrgico ou conservador, confrontando o estado inicial (primeiro exame) com um estado atual (último exame).


biomecanica03